O banho é um ritual importante: além de dar vigor para enfrentar mais um dia, com vitalidade e disposição; ele também relaxa de um dia cansativo, trazendo calma e conforto. Por isso, é importante não errar na hora de escolher o aparelho ideal para te acompanhar nesses momentos. Ducha ou chuveiro? Confira a matéria completa para entender a diferença! 

Mulher tomando banho de ducha

Existe diferença? 

Pode parecer que não, mas ducha e chuveiro não são a mesma coisa. A diferença entre os dois aparelhos se dá essencialmente em relação ao aquecimento e vazão da água. 

pessoa verificando temperatura da ducha

Assim, enquanto a ducha não possui sistema de aquecimento próprio, ou seja, a água aquecida vem de outro lugar – podendo ser de um reservatório de aquecedor solar, a gás, etc- o chuveiro tem seu próprio mecanismo de aquecimento da água. Essa diferença é essencial para compreensão da potência da vazão: como a ducha funciona apenas como uma “saída” de água, ela consegue pulverizar o líquido com mais pressão e, consequentemente, tem mais vazão do que o chuveiro. Apesar dessa diferença hoje em dia já é possível encontrar modelos de chuveiros pressurizados que são desenvolvidos especialmente para oferecer jatos d’água mais fortes e volumosos. 

 

Qual a melhor opção?

Ainda não se decidiu entre a ducha ou o chuveiro? Tudo vai depender de alguns fatores. 

chuveiro moderno quadrado

Os chuveiros são mais indicados para casas onde a pressão da água é mais alta, ou seja, quando o lugar em que será feita a instalação do banheiro seja de no mínimo 5 metros de distância da caixa d’água. Em banheiros onde a distância entre o aparelho e a fonte de água é mínima, as duchas ou o chuveiro com pressurizador são mais indicados. Outros fatores como tipo de instalação elétrica e decoração também devem ser analisados de acordo com o seu gosto. 

 

Gostou? Agora que você já sabe a diferença, que tal passar na Loja do Paulo e escolher o aparelho que mais combina com sua reforma?