Quem cozinha sabe a importância de ter um bom jogo de facas. Ter a faca ideal para cada tipo de corte pode facilitar- e muito- na hora de cozinhar. Além disso, usar o utensílio correto para o alimento que você está cortando ajuda inclusive a diminuir o desperdício. Incrível, né? Leia mais e descubra os diversos tipos, suas funcionalidade e as recomendações de uso!
Faca do Chefe

Este modelo é um coringa em todas as cozinhas. Indispensável, a faca do chefe tem versão universal: frutas, legumes e até carnes podem ser cortadas por ela. Ela possui entre 15 e 30 cm de comprimento, é ligeiramente curvada e tem o fio liso.
Cutelo
O cutelo é um tipo de faca muito precisa e por isso é muito utilizada para cortes que exigem esse tipo de cuidado. Este modelo possui sua versão chinesa e a versão europeia. O cutelo europeu é a versão mais pesada, e é muito utilizado para cortar ossos. A versão chinesa é a mais comum, e serve para diversos tipos de corte, desde legumes à carnes.
Faca para legumes
A faca para legumes é muito prática e precisa. Ela é sua melhor amiga na hora de descascar legumes, tirar sementes de alimentos como tomate ou pimentão. Além disso, ela é super indicada para cortes que exigem delicadeza.
Faca serrilhada (ou faca para pão)
Como o nome popular já diz, este modelo permite que você corte pães sem amassá-los. São ótimas inclusive para bolos e, apesar de não serem afiadas ao longo da sua vida útil, possuem uma durabilidade impressionante.
Faca para desossar e filetar
Essa faca é ideal para separar carnes dos ossos. Além disso, ela é ótima para filetar peixes, sendo uma aliada na hora de preparos como sushi ou ceviche. O modelo possui o formato curvado e o fio liso oferecendo mais controle ao corte.
Mezzaluna
Apesar de não ser muito conhecida a mezzaluna é super prática e pode facilitar muito a vida de quem não é chegado na cozinha. O designer deste modelo ajuda a picar ervas bem fininho dando aquele efeito de chefe aos pratos. Além disso, ela pode ser utilizada no corte de massas como pizza e tortas.
Faca Santoku
De origem japonesa, a faca Santoku é versátil como a do chefe. Sua lâmina é curta, larga e possui fio liso. É excelente para fatiar, cortar e picar.
Faca para queijo
Essa faca é serrilhada, curvada e possui alguns furos durante sua lâmina. Esses furos facilitam o corte porque impedem que se crie um vácuo entre o queijo e a peça, assim, as fatias não grudam. legal, não é?
É claro que você não precisa ter todas as facas em sua cozinha. Isso varia de acordo com a sua necessidade, se você cozinha muito ou pouco, e até mesmo se gosta de cozinhar ou não. Porém, é inegável que algumas peças são indispensáveis, não é mesmo?
Conta pra gente nos comentários quais facas de cozinha você considera fundamental e não consegue ficar sem!
E não se esqueça: Utensílios de cozinha é aqui, na Loja do Paulo