Para cada tipo de corte, uma ferramenta diferente.

Existem vários modelos de serra de corte disponíveis no mercado, que vão desde as manuais, que são mais simples, como os serrotes, por exemplo, até as elétricas, que possuem mais recursos e funções específicas.

Algumas serras elétricas podem até ter aparências semelhantes, porém, os detalhes técnicos diferenciam umas das outras.

Na hora de comprar o material, é importante conhecer bem todos os detalhes dentre as opções desejadas para não correr o risco adquirir uma peça que não vai atender sua necessidade. Ficar atento a alguns fatores é fundamental para auxiliá-lo na decisão de compra, como por exemplo, a inclinação dos dentes, que pode influenciar no corte.

 

Confira abaixo as características das serras elétricas mais usuais:

 

Serra circular: esta serra recebe este nome, pois o “circular” faz referência ao formato do disco de corte utilizado nesta ferramenta. Ela é ideal para cortes retos, tanto longitudinais quanto transversais, e na maior parte das vezes é utilizada para cortar madeiras, porém, pode ser usada também para cortar outros tipos de matérias, onde o que muda, é o disco. Sua aparência é muito semelhante à Serra de Mármore e isso faz com que as pessoas tenham dificuldade de identificá-las.

 

Basicamente, a diferença entres as duas está no tamanho do disco que é maior na Serra Circular. Além disso, ela possui uma rotação mais baixa, o que a torna inadequada para cortar materiais mais resistentes, como mármore e porcelanato, por exemplo.

 

Serra de Mármore: como citamos acima, este modelo possui o disco de corte um pouco menor e é feito de um material mais resistente para suportar a rotação que, por sua vez, é forte o suficiente para cortar materiais sólidos. Outra característica que a distingue é a posição do motor desta máquina, ele fica à frente da serra, isso facilita a visibilidade do operador durante o corte.

Nada impede que a Serra de Mármore seja utilizada para cortar madeira, neste caso, basta trocar o disco de corte por um que seja adequado ao tipo de material que se deseja cortar e é claro, apropriado à velocidade do motor.

 

Serra Tico-Tico: esta é uma ferramenta ideal para realizar cortes em curvas, daqueles que são mais detalhados e, dependendo da espessura da lâmina, as curvas podem ser mais ou menos fechadas. Ela pode ser usada em diversos tipos de materiais como madeiras, plásticos, metais, azulejos, entre outros.

 

A Serra Tico-Tico também faz cortes retos, além dos curvos e podem atingir até 45º, inclinadas ou perpendiculares. A profundidade varia de acordo com o comprimento e função da lâmina. Já o movimento, quem determina é o operador, dependendo do tipo de material usado, que pode ser mais menos ou mais rígidos.

 

Fique Atento!

As serras elétricas são ferramentas que podem causar acidentes graves. Portanto, fique sempre atento aos devidos cuidados.

Nunca deixe de utilizar os equipamentos de segurança recomendados e faça manutenção periodicamente em sua máquina.

 

Agora que você conhece as diferenças entre as 3 serras elétricas mais usuais, ficou mais fácil encontrar a que mais se adequa às suas necessidades, não é mesmo?

Para receber nosso conteúdo e novidades em primeira mão, assine nossa newsletter! 😊