Organizar seus temperos e ervas do jeito certo e guardá-los ns locais corretos, além de facilitar o uso no dia a dia, também mantém o sabor e prolonga a vida útil de cada um. Veja algumas dicas de como conservá-los:

 

Temperos secos

– Nunca guarde os temperos nos saquinhos ou embalagens de plástico onde vieram. Este tipo de material normalmente não tem a vedação adequada.

 

– Os porta-condimentos ou porta-temperos são ótimos aliados da conservação e organização. Sejam de acrílico, plástico ou inox, o ideal é sempre identificar qual tempero está no porte e a data de validade. Você pode fazer isso colando adesivos nas tampas ou ainda escrevendo a data no potinho escolhido. Caso a informação for perdida, entre em contato com o fabricante ou pesquise o tempo médio de duração de cada especiaria e tempero.

 

– Procure usar sempre o mesmo tipo de tempero para cada recipiente, para que o aroma e o sabor permaneçam os mesmos.

 

– Guarde os recipientes com os temperos em local seco e escuro, longe da umidade e do calor. Evite guardar perto do fogão, pois a temperatura alta impacta na qualidade dos temperos. A geladeira também não é o local mais indicado, pois o frio modifica o sabor. O ideal são os armários e as gavetas escuras.  

 

– Não compre uma grande quantidade de cada tempero. O ideal é levar sempre o mínimo possível – nos mercados que vendem à granel, essa quantidade costuma ser 50 gramas – para tê-los mais o mais fresco possível durante todo o período de utilização.

 

Ervas frescas

Elas são grande aliadas da cozinha na hora de dar sabor aos pratos. No entanto, tem vida útil curta. Para evitar o desperdício e aproveitar o melhor de cada uma, veja nossas dicas de conservação:

– Não deixe as ervas soltas dentro da geladeira, mesmo que na gaveta de legumes. Desse jeito, elas vão murchar e queimar rápido, já que são bem sensíveis ao frio.

 

– Para conservar do jeito certo, lave e seque bem. Depois embrulhe o maço em papel toalha úmido e guarde em um pote com tampa bem fechada. Se o pote for alto, melhor ainda, pois assim elas não amassam e ainda tem uma outra vantagem: no caso das ervas que soltam líquido, como a cebolinha, esse tipo de pote guarda a umidade no fundo e não prejudica a parte verde do talo.

 

– Você pode também colocar as ervas em saquinhos plásticos grandes. Use a mesma técnica do papel-toalha úmido e faça um balão com o saco antes de fechar bem (torças as pontas e amarre uma na outra). O saco com ar dentro impede que as ervas fiquem amassadas.

 

– Nos dois casos, atenção ao excesso de frio: as ervas precisam ficar longe das paredes da geladeira para não queimarem.