No dia 08 do mês de julho é comemorado o dia do padeiro. Para celebrar o pãozinho nosso de cada dia, selecionamos dicas que só os padeiros têm, para deixar o seu pão caseiro igual ao da padaria. Gostou? Leia o post completo para saber tudo que você precisa além de receitas de pão e de fermento natural
A qualidade dos ingredientes
Muitos padeiros defendem a importância da qualidade da farinha para o resultado final do seu pão. Por isso, dê preferência aos ingredientes selecionados, com qualidade conhecida. Esse é um ponto importante para o sucesso do seu pão caseiro.
Fermentação
A fermentação é um processo essencial na produção de pães e é ela a responsável pelo seu aspecto lisinho, macio e leve. O processo de fermentação natural – aquela que acontece espontaneamente, quando a farinha com água ao ar livre, demora um pouco mais em comparação com o processo feito com fermento biológico. Entretanto, ambos oferecem resultados satisfatórios, deixando o pão crocante por fora e macio por dentro.
Descanso
Toda massa de pão exige um tempo de descanso. Esse tempo é necessário para que o fermento comece a agir na massa, fazendo o pão crescer leve e aerado. Lembre-se que as leveduras do fermento adoram lugares quentes e escuros. Por isso, é ideal que você cubra a massa durante o processo. O tempo varia de receita para receita, podendo durar de 45 minutos até um dia inteiro. Ufa! Todo mundo merece um descanso, né…
Utensílios essenciais
É claro que você não precisa ter uma cozinha de padaria para fazer seu pão caseiro. Entretanto, alguns utensílios são essenciais para facilitar o processo. Se você quer manter o basicão, uma tigela grande, uma tábua e uma forma retangular antiaderente devem servir. Caso você queira estar mais equipado, adicione o fuê, espátulas, tábua, abridor de massa, medidores, cortadores, peneiras, pincel e formas de diversos tamanhos e formas. Assim, você terá tudo que precisa para botar a mão na massa!
Receita de fermento natural (ou levain)
Para fazer o fermento natural é muito simples, basta seguir o passo a passo com paciência. O processo leva alguns dias mas o resultado vale muito a pena!
No primeiro dia: primeiramente, com a mão mesmo, misture um pouco de farinha e água para fazer uma bolinha do tamanho de uma bolinha de gude. Em seguida, coloque a bolinha num pote de vidro com água filtrada. Tampe o pote e guarde-o fora da geladeira, de preferência em um lugar escuro. Deixe a bolinha na água até o dia seguinte
Durante os próximos cinco dias: ponha um pouco de farinha num prato, pesque a bolinha da água e role na farinha. Modele com as mãos. Troque a água do copo diariamente, ponha a bolinha, tampe o pote e deixe até o dia seguinte. Se ela se desfizer um pouco, recolha as partes, junte, reforce a farinha: não jogue fora.
Penúltimo dia: agora você irá transformar sua bolinha em massa, que será utilizada no dia seguinte. Ponha numa vasilha de vidro 80 ml de água (metade dos 80 ml será de água do pote e metade de água filtrada) , 100g de farinha de trigo branca sem fermento e a bolinha. Misture. Tampe e deixe até o dia seguinte, sempre fora da geladeira.
No dia de usar: ponha o fermento numa vasilha, misture 80 ml de água limpa e 100g de farinha. Mexa com uma colher, tampe e espere por pelo menos mais 6 horas, quando o levain estará pronto para ser usado.
Receita de pão caseiro com fermentação natural
Ingredientes:
200g de levain (receita anterior)
300 ml de água
500g de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de sal
Modo de preparo:
Primeiramente, dilua o levain com a água e junte a farinha e o sal. Misture com uma colher e, se se sentir à vontade, com as mãos, formando a massa. Deixe a massa descansar por meia hora. Em seguida, dobre a massa levando as bordas para o centro. deixe descansar por mais meia hora.
Agora, transfira a massa para uma tigela forrada com um pano enfarinhado. Reserve a massa por mais 2 horas, para que a massa cresça leve e aerada.
Esse pão é diferente. Ao invés de ser assado em forma, ele é assado em uma panela com tampa. Isso garante que a casca fique crocante e o miolo super macio. Para isso, aqueça o forno em temperatura máxima juntamente com a panela tampada e ainda vazia.
Após 25 minutos, retire a panela do forno, espalhe bastante farinha no fundo da panela ainda quente, e gentilmente transfira a massa para panela.
Com uma faca, faça um corte superficial em formato de ‘X’ no topo da massa. Dessa forma, os vapores da massa serão liberados ajudando na hora de assar o pão. Tampe a panela e volte para o forno em temperatura máxima por aproximadamente 30 minutos.
Tire a tampa da panela e deixe o pão assar por mais 20 minutos ou até obter uma coloração dourada. Por fim, tire o seu pão ainda quente da panela e coloque para descansar em cima de uma grade ou em cima do fogão apagado e frio.
Quando o pão tiver esfriado estará pronto para servir, crocante e levinho.