Ser amante de vinho é mais do que apenas ter apreço por consumir vinho. Essa paixão envolve sabores e aromas, história e momentos.
Então, quando nós falamos que para os enófilos, como chamamos os amantes de vinho, consumi-lo é uma experiência, significa que começa dos pequenos, porém importantes detalhes.
E esses detalhes incluem os acessórios ideais para consumir essa bebida tão apreciada ao longo dos séculos. E acreditem, eles fazem toda a diferença.
Porém, se você não é um grande conhecedor, as dúvidas surgem, certo? E foi pensando nisso que nós resolvemos separar quatro ideias para você poder presentear quem ama uma das bebidas mais antigas do mundo: o vinho.
Saca rolhas
As rolhas de cortiça não estão nas garrafas por estética, elas têm uma importância muito grande na preservação do aroma e do sabor do vinho. De acordo com historiadores, a cortiça, que vem da casca dos sobreiros, é utilizada como uma forma de vendar o vinho desde o Império Romano, com uma produção anual de mais de 12 milhões de unidades, mundialmente falando.
As rolhas feitas 100% de cortiça tem um papel fundamental na preservação do vinho. E isso devido a suas características, como impermeabilidade, durabilidade, leveza e capacidade de proteger o líquido armazenado no recipiente. Para isso, é importante que você escolha um bom saca rolhas para que ela não seja danificada, permitindo que continue intacta, o que pode ameaçar a qualidade do vinho.
No mercado existem dois modelos mais populares, o modelo de alavanca e o de duas fases. Além deles você consegue encontrar o saca rolhas elétrico, logicamente o modelo mais caro dentre os disponíveis no mercado, além do modelo pinça, utilizado para rolhas que correm o risco de esfarelar.
Taças de cristal
Você sabia que taças de cristal são as mais indicadas para tomar vinho?
Aquela história de que o gosto de determinadas bebidas mudam quando ingeridas em copos de vidro ou plástico não é mentira, tem mesmo fundamento. E isso se aplica às taças.
Ainda que se pareçam com as taças de vidro comum, as de cristal apresentam características que fazem toda a diferença. Para começar, sua composição permite que o consumidor visualize melhor o vinho e as chamadas “lágrimas”, que são aqueles filetes que escorrem pelo recipiente. Pode parecer que não, mas esses filetes permitem que você aprecie melhor a cor e o aroma da bebida.
Além disso, as taças de cristal são mais finas do que as de vidro, fazendo com que o aroma seja direcionado mais facilmente para o nariz de quem consumir o vinho. E mais:
- O formato oval facilita no momento de girar o vinho, oxigenando a bebida e assim, liberando de forma mais intensa o aroma;
- A haste faz com que o consumidor não aqueça o vinho;
- As taças de cristal contém minúsculos poros, que “quebram” as moléculas do vinho, liberando ainda mais o aroma;
Sim, consumir essa bebida é toda uma experiência e com vários detalhes, inclusive a temperatura. E por isso passamos para a nossa terceira sugestão.
Balde de aço inox
Esse detalhe não se aplica apenas ao vinho, como todos sabemos, mas se até o material da taça faz diferença na hora de consumir o vinho, imagine a temperatura! Por isso que ter um balde de aço inox faz diferença.
Como você já deve ter percebido, todo detalhe faz diferença na experiência de consumir um vinho por seus amantes, então é até meio lógico que a temperatura da bebida é de uma importância ímpar.
Os baldes de inox tem tamanho e material ideais para que o vinho, e toda outra bebida, se mantenha em temperatura indicada para seu consumo. Essa é uma outra ótima dica.
Suporte para garrafa
Falando em temperatura, não ter contato físico com a garrafa é uma outra maneira de evitar que o vinho não sofra com influências térmicas. E é aí que entra o suporte para garrafa de vinho.
Feitos de aço, material mais que resistente, o suporte é uma ótima maneira de evitar contato direto com a garrafa, além de ser uma forma mais, digamos, estilosa de servir o vinho, não é? Só lembre-se de colocar uma toalha embaixo, pois evita que gotas indesejáveis pinguem e deixe manchas em panos de mesa, sofás etc.
Sim, tomar vinho é uma experiência que vai desde a escolha da garrafa, até o último gole. Então, se você não sabe o que dar de presente para seus amigos, ou até mesmo quer se aventurar nesse universo, anote essas quatro dicas que já são ótimos pontos de partida.