Se você acha que só existe um tipo de pincel, você está bastante enganado. Os pincéis se diferem em tamanho, formato, tipos de cerdas e cabos, e eles podem ser mais ou menos recomendados para certo tipo de superfície. Está pensando em pintar um móvel? Uma parede? Ou apenas um detalhe no rodapé? Então, confira nosso texto e descubra qual pincel é o ideal para cada superfície!
Pontas redondas e pontas espalmadas
Primeiro, vamos separar os pincéis pelo formato de suas pontas, ou seja, o modo como suas cerdas são reunidas. Os pincéis com pontas redondas – aqueles que têm as cerdas todas “juntinhas” em um formato cilíndrico – são recomendados para alcançar pontos menores e mais difíceis, como os cantos das paredes e rodapés. Já os com pontas espalmadas, isto é, com as cerdas espalhadas, são indicados para pinturas mais “abertas” e menos detalhistas.
Cerdas
O primeiro item a se observar quando for escolher o pincel para a pintura em questão são suas cerdas. Aqueles fabricados com cerdas de origem animal são recomendados para uso geral, em tintas acrílicas de base aquosa ou solúvel. Já os de origem sintética são melhores para pinturas com esmaltes, vernizes acrílicos ou látex. Logo abaixo, detalharemos cada tipo de cerda, separando por suas cores:
Cerdas pretas
Os pincéis com cerdas pretas são ideais para pintura de detalhes, dar acabamentos e melhor cobertura de superfícies. Eles são aconselhados para esmaltes sintéticos, óleos, vernizes e zarcão. Essas cerdas proporcionam ótimos resultados em alvenaria, madeira e metais.
Cerdas gris
Os pincéis com cerdas gris ou “grisalhas” – aqueles cujas cerdas não possuem uma cor homogênea, mas são uma mistura de amarelo, branco, cinza e preto – são próprios para aplicação de tintas látex, PVA e acrílica à base de água. Mas, também podem ser usados com tintas à base de solventes em qualquer tipo de superfície.
Cerdas brancas
Os pincéis com cerdas brancas são usados para trabalhar com verniz e resinas sintéticas. Podem ser utilizados em todos os tipos de superfícies e para a pintura de detalhes, como recortes, retoques, vincos e cantos.
Broxas
As broxas são aqueles pincéis bem maiores, normalmente utilizados no canteiro de obras para umedecer o concreto ou o reboco. Servem para tinta à base de cal ou de cimento, que devido à textura, não podem ser aplicados com trinchas e rolos. Além disso, as broxas são indicadas para pinturas que não exigem um acabamento tão refinado e para superfícies mais rústicas.
Trinchas
As trinchas são pincéis destinados para pinturas de parede, superfícies maiores de alvenaria, metais e madeira e pinturas em obras. Elas possuem uma ponta mais larga, exatamente para cobrir áreas maiores mais facilmente.
Viu que escolher o pincel ideal para a sua pintura pode ser bem mais complicado do que você pensou? Mas temos certeza que com o nosso texto você fará a escolha certa.
Já sabemos que você está querendo mudar o visual da casa, mas e as outras reformas? Será que já não está na hora de dar uma olhada naquela rachadura na parede ou na fiação solta? Se sim, então este é o momento perfeito para você conferir nosso artigo sobre como fazer a manutenção das ferramentas que você vai precisar nesse processo. É só clicar aqui!