Escolher o tipo de assadeira certa na hora de preparar pratos no forno pode determinar o sucesso ou o fracasso de um prato. Tudo depende do quanto de calor o material conduz e que tipo de resultado você espera para a sua receita. Confira a diferença entre os principais tipos de assadeira:
Metal
As assadeiras de metal são feitas, normalmente, de alumínio, que é um ótimo condutor de calor. Isso significa que comidas assadas nesse tipo de utensílio vão assar e dourar mais rápido e de um jeito mais eficiente. Quando o metal é mais escuro, ele absorve ainda mais calor, então vai assar o prato mais rápido – o que é ótimo quando você quer formar uma crosta no alimento, no caso de uma torta ou pão, por exemplo, mas pode não ser o ideal para bolos e biscoitos.
Vidro
Vidro não é um bom condutor de calor como o metal, mas é um ótimo isolador térmico, ou seja, é capaz de manter bem a temperatura do alimento. O vidro funciona de um jeito parecido ao do metal escuro – a comida absorve mais calor e assa mais rápido. Por isso, o vidro é uma ótima opção para tortas e alguns tipos de pães. Outra vantagem do vidro é que ele não reage com comidas ácidas como limão ou tomate. Além disso, por ser transparente, é ótimo para conseguir observar se a comida está dourando rápido demais, permitindo o ajuste da temperatura. Por isso mesmo, quando cozinhando com assadeiras de vidro, é importante estar sempre de olho no forno.
Tenha em mente que o vidro pode quebrar muito facilmente se não for manipulado da forma certa. Além do cuidado para não deixar cair ou esbarrar em algo que possa quebrá-lo, é importante também evitar mudanças bruscas de temperaturas – então nada de tirar do forno e colocar em cima da bancada de pedra, muito menos em cima da mesa molhada. Também não use a assadeira de vidro no fogão e não deixe a grelha do forno funcionando quando estiver usando recipientes desse material.
Cerâmica
A cerâmica tem propriedades bem parecidas com as do vidro, com duas diferenças: são vendidas em modelos com design mais diferenciado, permitindo ir do forno à mesa, e são mais resistente à mudança de temperatura – mas é importante ter cuidado, pois algumas podem sim rachar.
Silicone
Leve, flexível, não quebra e não gruda – o silicone tem muitas vantagens. O único problema é que ele não conduz calor, então, não espere uma comida dourada feita neste tipo de material. É preciso tomar cuidado também para manipular a assadeira com a massa ou o alimento antes de ir para o forno, porque como é flexível, corre o risco de entornar e você perder a receita toda. Para garantir que isso não aconteça, use uma assadeira de beiradas baixas para ajudar a colocar e tirar as formas de silicone do forno.