Depois de ler nosso último post, você certamente saiu com várias ideias para presentear o seu amigo oculto. Mas, agora é hora de falar um dos principais pontos para que a noite seja perfeita: a mesa de Natal. Este será o local onde os convidados se reunirão durante a ceia e, consequentemente, será o centro das atenções da festa. Por isso, você deve separar um tempo para pensar e planejá-la, mas não se preocupe, basta colocar em prática nossas dicas que você terá uma mesa de Natal simples e maravilhosa. Confira!
Defina cores
O primeiro passo para montar sua mesa de Natal é definir quais serão as cores predominantes na decoração. As mais utilizadas em temas natalinos são vermelho, verde, dourado e prata, e elas sempre são apostas certeiras e que trazem um ar clássico a sua festa.
Caso você queira fugir do óbvio neste ano, pode ousar com outras cores, mas lembre-se de trabalhar com aquilo que vai combinar com o resto da decoração e com o ambiente, como um todo. A disposição dos elementos e como e o que será servido na ceia também devem influenciar na sua escolha de cores, principalmente as que forem predominantes na toalha da mesa.
O que deixar sobre a mesa de Natal?
Já citamos a toalha de mesa, mas vamos destacar novamente a sua importância para uma boa composição da mesa de natal. O mais acertado é optar por toalhas lisas e neutras, que vão combinar com o resto da decoração, independente de qual for. No entanto, se você preferir toalhas estampadas, atente-se para que as cores dos detalhes da estampa sigam o mesmo tom da decoração escolhida.
Quanto aos talheres, procure dispô-los de forma que criem desenhos sobre a mesa, lado a lado ou na diagonal. Isso trará um aspecto criativo e sofisticado à mesa. Uma ideia bem legal e que vai encantar todos os convidados é guardar os talheres nas clássicas botinhas de natal, que poderão ser feitas de tricô.
Já os pratos, o indicado é que sejam de prata, inox ou cerâmica. Todo mundo vai adorar um jogo de porcelana sobre a mesa, mas não se esqueça: primeiro verifique se os preparativos cabem no orçamento pensado! Não vai entrar 2020 no vermelho por causa da mesa de Natal, ok?
E, que tal decorar as taças e copos? Mesmo os itens mais simples podem ser incrementados com laços e fitas. Investir na simplicidade pode dar muito certo: não exagere em castiçais, anjos, estrelas, bolas e luzes, porque a mesa pode acabar uma bagunça. Coloque cada objeto em lugares diferentes. Não se esqueça de combinar as cores dos enfeites e evitar aqueles muito altos e largos, que dificultariam a conversa entre os convidados.
Os arranjos também são elementos tradicionais da mesa de Natal, e é claro que as velas, frutas, flores e pinhas não podem faltar. Então, você pode fazer duas ou mais cestas e espalhá-las pelo ambiente. Até os guardanapos podem ser personalizados, utilizando raminhos e laços.
E a ceia?
Não podemos esquecer do ponto alto da noite: a ceia de Natal! E existe uma decoração melhor do que apetitosas refeições sobre a mesa? A nossa dica para este Natal é investir nos pratos temáticos: “brincar” e dar formas a eles vai deixar a mesa muito mais convidativa e visualmente agradável.
Depois das nossas dicas, não há dúvidas que a sua festa de Natal será um sucesso e vai deixar todos boquiabertos. Está animado para isso? Conta para a gente nas nossas redes sociais!