A iluminação é uma parte importante da decoração de um lar e isso você já deve saber. Porém, você sabia que uma simples luminária é capaz de fazer um cômodo parecer maior ou menor de acordo com as suas características? Pensando nisso, neste post mostraremos diferentes tipos de luminárias disponíveis no mercado e falaremos um pouco mais sobre como descobrir o tipo ideal para a sua necessidade. Vem com a gente! 

Luminárias embutidas 

luz embutida luminária embutida

Modernas e minimalistas, as luminárias embutidas estão em alta e são uma forma bem clean de tornar um ambiente mais amplo. Perfeitas para as copas, salas de estar, banheiros e quartos, elas funcionam como ponto de luz para objetos decorativos ou destacam um ponto específico do cômodo.

Teto rebaixado com luz

Como são embutidas, esse tipo de luminária costuma ser inserida no forro. super elegante! 

 

Lustre

luminárias pendente

Entre os tipos de luminária, os lustres são os mais chamativos. Ideais para composições maximalistas, eles vão bem em salas de estar e jantar, sendo uma ótima escolha para decorações luxuosas. 

 

Apesar disso, muitos lustres possuem menor capacidade de iluminação devido ao seu design. Assim, apesar de não ser tão potente como outros tipos de luminárias, os lustres ficam ótimos em composições com outros focos de luz. Com essa estratégia você ainda consegue transformar a sua casa de acordo com o seu humor, deixando o ambiente mais claro ou mais escuro. Legal, né? 

 

Luminárias pendentes

Como o próprio nome já diz, essas luminárias são dependuradas no teto por um fio. Existem muitas assim, inclusive o lustre, por exemplo. Entretanto, as luminárias  pendentes têm uma característica singular: normalmente são colocadas logo acima de pequenas mesas ou outros móveis, criando um foco de luz.

 

Você pode utilizar os focos de luz criados pelo pendente como uma forma de destacar um objeto de decoração ou para criar um microclima em um ambiente. Assim, você pode colocá-las na sala de estar, em cima de vasos decorativos, em balcões ou mesmo no seu quarto, logo acima da mesa de cabeceira, criando um cantinho de leitura.

 

Arandelas

arantelas, tipos de luminárias

Super românticas as arandelas são ideais para quem quer uma iluminação discreta e indireta. Ótimas para ambientes internos e externos as arandelas são charmosas e capazes de transformar qualquer lugar em um lugar mais aconchegante. 

 

Abajur 

abajour e criado mudo composição

O abajur, comumente utilizado em escrivaninhas, mesas de cabeceira ou aparadores, é o tipo de luz ideal para quem quer uma iluminação difusa e mais intimista. Isso porque ele é caracterizado por ter uma proteção que “corta” a luz direta da lâmpada. Assim, o objeto ilumina diretamente apenas por baixo, emitindo luz em outras direções.

 

Existem diversos modelos no mercado, inclusive de abajur para chão, pois é um tipo de iluminação prática e móvel.

 

Mas e agora, qual escolher? 

 

Como você viu existem diversos tipos e modelos de luminárias disponíveis no mercado. O ideal, se você está pensando em reformar ou construir, é ter sempre em mente qual tipo de efeito você quer produzir no seu ambiente. 

 

Espaços como banheiros e cozinhas, por exemplo, exigem um ambiente mais claro e limpo. Assim, a sua iluminação deve ser branca, abundante e direta. Lâmpadas de Led são a escolha perfeita e, de quebra, são extremamente econômicas! 

 

Além disso, lembre-se que a iluminação de cada lugar pode e deve ser versátil para cada situação e uso. Uma sala de estar pode ter um sistema de luz indireta para descansar, mas também pode contar com uma luminária pendente para festas com amigos e uma luminária de foco dirigível na escrivaninha para estudos ou trabalhos.

Use sua criatividade, procure inspirações e conte com a Loja do Paulo para comprar todos os equipamentos para a instalação elétrica e iluminação do seu lar!