A jardinagem já se provou ser uma atividade extremamente relaxante e terapêutica. Por isso, as buscas por soluções baratas e criativas para construir um jardim do zero têm sido cada vez mais procuradas na internet. Além de proporcionarem um ambiente verde e bonito na sua casa, um jardim pode inclusive ser fonte de produtos para a sua alimentação, como nas hortas verticais, por exemplo. Já pensou ter o seu próprio jardim em casa de forma barata e, o melhor: feito pelas suas próprias mãos? É isso que te ensinaremos nesse post. Continue a leitura 

 

Pensando o seu espaço

jardim cuidados plantas jardinagem em casa

Neste projeto, o seu primeiro passo será estabelecer em qual local da casa será construído o seu jardim. Esse espaço pode ser pequeno ou espaçoso, no quintal ou dentro de casa. O importante é escolher um cantinho em que o sol bata pelo menos em um momento do dia, afinal, as plantas precisam de energia solar para crescerem fortes e saudáveis.

Qual tipo de jardim construir?

Existem diversas soluções práticas e baratas para construir um jardim em casa. Vamos começar do começo. Se você não tem área externa, como um quintal ou varanda, por exemplo, é possível fazer um jardim vertical instalado em alguma parede da casa. Novamente, é preciso lembrar que o sol é fator importante para o desenvolvimento das plantas. Aqui no blog você já viu como construir o seu jardim suspenso utilizando materiais baratos e sem complicações.

jardim vertical

 

Além dessa opção, se você possui um quintal, talvez seja esse o momento de começar a construir ou reformar o jardim. Para isso você poderá optar pelo jardim em vasos, caso o seu terreno não seja propício, ou até mesmo o tradicional, com as plantas fixadas diretamente no solo. 

jardim em jarros

pegar uma muda de forma correta, certifique-se de retirar parte da planta até a raiz. Assim, ela consegue crescer saudável e frondosa.  Além disso, em se tratando de alimentos, é possível fazer brotar suas próprias sementes. Não é preciso investir grandes quantidades de dinheiro em folhagens e sementes. Compartilhe mudas e certamente o seu jardim ficará lindo. 

 

As ferramentas essenciais para cuidar do seu jardim

ferramentas de jardinagem pá vaso terra regador arador

É claro que você não precisa ter tudo para começar a pôr a mão na massa. Entretanto, vale a pena investir em um bom regador, já que ele permite regar as plantas sem machucá-las, além de um kit básico para trabalhar a terra. Colheres de cozinha podem te ajudar caso você esteja plantando em vasinhos pequenos. Além disso, barbantes, alicates, martelo, pregos e pedaços de madeira podem ser úteis na hora de montar o seu jardim. 

 

Pense ecologicamente e se beneficie de coisas que você tem em casa. Uma grade antiga pode virar suporte para o seu jardim vertical. Além disso, garrafas PET e outros potes de plástico podem servir de vaso para as suas plantas. O importante é ter criatividade e vontade para fazer bem feito. Após algumas semanas o seu jardim estará lindo e super florido. Você certamente ficará orgulhosa do que fez!

 

mudas em garrafa pet como plantar em potes de plástico garrafas

Gostou do post? Com um pouco de criatividade e disposição é possível fazer coisas incríveis! E fica a dica: na Loja do Paulo você encontra tudo que precisa para o seu lar: seja para cozinhar, construir, reformar ou plantar 🙂