Quer fazer bolos que sempre saem majestosos do forno? E biscoitos cheirosos que não perdem a forma? Tortas perfeitamente assadas? A lista de hoje é cheia de dicas para ajudar quem ama fazer delícias assadas.  

  1. Tenha paciência para ler e completar cada etapa da receita.

Sabe quando uma receita de bolo fala para misturar os secos primeiro em um recipiente, bater o açúcar com a manteiga em outro, adicionar ovos um por um? Resista à vontade de jogar tudo na tigela e misturar de uma vez só e siga essas instruções. Cada uma das etapas indicadas na receita tem como objetivo criar algum tipo de reação química ou física específica, ou seja, há uma justificativa científica por trás das etapas. Além disso, preste atenção nas indicações da temperatura dos ingredientes, e forma que entram na mistura (picados ou amassados, por exemplo).

Image by © Ron Royals/Corbis

 

  1. Use medidores padrão – melhor ainda: use uma balança.


É muito difícil assar um bolo perfeito usando as xícaras e colheres que temos em casa. Isso porque elas variam muito de tamanho e volume e raramente correspondem às medidas oficiais (uma colher de sopa tem 15 ml, por exemplo). Se você gosta mesmo de confeitaria, o melhor investimento é em uma balança culinária, que vai sempre indicar a quantidade exata do ingrediente – gramas fazem muita diferença na confeitaria.

  1. Conheça e respeite seu forno.

Nos fornos caseiros, a temperatura não é distribuída por igual e raramente corresponde ao número no marcador. Por isso, é importante saber se o seu forno é do tipo mais quente ou mais fraco e utilizar esse conhecimento na hora de ajustar a temperatura para uma receita. Evite também ficar abrindo a porta para checar se a receita está pronta, pois isso faz com que o calor se dissipe. Outra dica importante é girar as assadeiras na metade do cozimento para que todas as partes da torta, do bolo ou do biscoito assem por igual.

 

  1. Não ignore o tamanho das formas indicado na receita.

Quando a receita de um bolo pede uma forma de 20cm x 20cm, ela leva em consideração o rendimento da massa e a textura final desejada. Por isso, se for feita em uma de 25cm x 25cm, por exemplo, o bolo vai ficar mais fino, provavelmente mais ressecado e o tempo de forno vai ser diferente do indicado na receita.

  1. Tenha cautela para fazer substituições.

Em uma receita, cada ingrediente tem propriedades específicas e vai interagir no forno de forma distinta, por isso é importante saber onde essas substituições vão fazer diferença. Numa receita que pede chocolate derretido 70% de cacau, por exemplo, a quantidade dos outros ingredientes, principalmente as gorduras e açúcares, foi calculada com base nesse percentual. Ou seja, substituir por um chocolate 50% de cacau pode não ser uma boa ideia. No caso de um cookie, em que o chocolate vai em pedaços, a influência seria apenas no gosto, então talvez não houvesse tanto problema fazer a troca. Na dúvida, é melhor não arriscar.