Fazer a manutenção de ferramentas elétricas é muito importante. Esse tipo de equipamento pode durar por um bom tempo se for bem cuidado. Além disso, alguns aparelhos não são baratos, fazendo com que você saia no prejuízo se não preservar da maneira correta.

Mas, você sabe como fazer a manutenção de ferramentas elétricas de forma correta? No artigo de hoje vamos te ajudar com essa tarefa, para saber mais é só continuar a leitura do artigo e conferir! 

Como fazer a manutenção de ferramentas elétricas?

Existem alguns pontos que você deve se atentar para manter suas ferramentas elétricas bem cuidadas e fazer com que elas durem por mais tempo, separamos algumas dicas para você, veja nos tópicos a seguir:

 

  • Adequação ao trabalho

 

É importante que você utilize a ferramenta certa para o produto certo. Não adianta, por exemplo, usar um equipamento feito para madeira, no plástico, isso pode sobrecarregar o aparelho e fazer com que ele estrague com mais facilidade. Antes de utilizar leia as instruções e veja para o que a ferramenta é adequada. Evite também fazer improvisações na ferramenta, isso também faz com que elas estraguem.

 

  • Local para guardar

 

Fique atento ao lugar em que irá guardar sua ferramenta, pois isso pode afetar a sua duração. É importante manter os equipamentos em local sem umidade e luz solar, se possível mantê-los na caixa que vieram, pois são de plástico e bem resistentes. Tome cuidado também com os fios, não dê nós, use arame para amarrá-los e assim evitar que eles fiquem embolados.

 

  • Voltagem do equipamento

 

Outro questão importante das ferramentas elétricas, são sua voltagem, é preciso estar atento a isso para que os equipamentos não queimem. Alguns aparelhos são bivolts, ou seja, se adaptam tanto a voltagem de 110, quanto de 220, mas se a ferramenta que você tiver não for, você pode utilizar um transformador.

 

  • Limpeza correta

 

A poeira é uma grande vilã dos equipamentos, ela pode danificar a ferramenta. Por isso, a importância de uma limpeza frequente. Você pode usar uma flanela para limpar a parte externa do aparelho e se estiver com poeira dentro, utilize um pincel ou um compressor de ar para tirar a sujeira. Uma boa opção é dar uma olhada no manual que vem junto com a ferramenta, ele pode dar instruções para uma limpeza correta sem danificar o seu equipamento.

 

  • Frequência de utilização

 

Se você tiver ferramentas em casa somente para uso doméstico, provavelmente você não usa com muita frequência. Mas é preciso prestar atenção nesse ponto, pois quando o equipamento fica muito tempo parado pode ser que ele resseque, rache ou enferruje. Para evitar que isso aconteça use óleo anticorrosivo, mantenha a ferramenta limpa e se possível ligue de 6 em 6 meses.

Essas foram as dicas sobre manutenção de ferramentas elétricas que separamos para você, esperamos que te ajude a conservar seus equipamentos por mais tempo! 

Quer ter acesso a mais dicas como essa? É só curtir nosso Instagram e Facebook, lá compartilhamos diversos conteúdos úteis e gratuitos para você!