Não há nada mais brasileiro do que curtir aquele churrasco no terraço ou à beira da piscina no final de semana. A experiência não envolve simplesmente a degustação da carne assada e do pão de alho, mas, também, reunir a família e os amigos  em volta da churrasqueira e colocar o papo em dia. E, pensando no sucesso do seu churrasco, separamos os principais tipos de churrasqueiras utilizados e quais as vantagens e desvantagens de cada um deles, para que você analise e escolha muito bem antes de comprar. Confira!

churrasqueira a carvão- carne

Modelos de churrasqueiras: acionamento

Antes de mais nada, você precisa saber qual o tipo de acionamento da churrasqueira que você pretende comprar. Essa informação é importante porque influencia diretamente na instalação e na praticidade na hora de acender a churrasqueira.

A carvão

Este é o tipo de acionamento mais utilizado no Brasil, por causa do baixo custo, do gosto defumado que deixa na carne, que muitos apreciam, e da variedade de modelos existentes no mercado. Contudo, o seu acendimento pode ser difícil para quem não tem prática, e, além disso, a fumaça e a limpeza do equipamento podem se tornar problemáticas.

pessoas em churrasco- espetinhos

A gás

Similar ao funcionamento do fogão a gás, esse modelo possui uma válvula ligada a uma fonte de gás, que é o que vai gerar o calor. Estas churrasqueiras acendem e aquecem rapidamente, não produzem sujeira e também apresentam muitas variedades, mas, assim como o fogão, elas apresentam o problema de, quando você menos espera, acabar o gás.

churrasqueira a gás

 

Elétrico

churrasqueira elétrica com alimentos

Como o próprio nome diz, a churrasqueira elétrica depende de uma fonte de eletricidade para funcionar, o que pode pesar a conta de luz no fim do mês. Apesar disso e de também gerar fumaça, este modelo é o que mais apresenta vantagens: é simples a sua instalação e há versões embutíveis, é fácil de acender, ideal para usar dentro de casa e não produz sujeira.

Tipos de churrasqueiras

Além da forma de acionamento, as churrasqueiras podem se diferenciar pelo material e estilo. Para optar pela ideal para o seu caso, você deve levar em consideração qual o espaço que tem disponível e com qual frequência você vai usar o equipamento, a fim de evitar um gasto desnecessário. Analisado isso, é hora de escolher o modelo da churrasqueira. Conheça as vantagens e desvantagens dos principais:

Churrasqueira pré-moldada

A estrutura pré-moldada garante rapidez e praticidade na montagem da churrasqueira, além de poder ser customizada conforme o seu gosto. É possível incluir um forno para assar pizzas, por exemplo. O modelo fixo já é comprado pronto e é muito prático para quem não quer ter sujeira com obras. Uma das principais vantagens dessa versão é que ela possui variedade de tamanhos e, por isso, pode ser instalada até mesmo em pequenos espaços.

Mas, atenção: é importante saber o local exato da instalação devido à fumaça liberada pela chaminé ou coifa. Além disso, este modelo demanda um gasto maior de carvão. Há versões para áreas externas e para áreas internas.

Churrasqueira de alvenaria

churrasqueira de alvenaria

Um dos modelos mais tradicionais, esta churrasqueira costuma ser construída com tijolinhos à vista. Ela funciona muito bem em áreas abertas e amplas e sua beleza rústica chama a atenção, mas cuidados devem ser tomados quanto à fumaça que ela expele. Sua construção custa caro e exige um profissional qualificado, mas entre as vantagens estão a durabilidade e a capacidade de conservar bem o calor.

Churrasqueira embutida

Se você tem pouco espaço disponível, então uma churrasqueira embutida pode ser a solução. Este modelo tem as dimensões definido a partir do lugar onde será instalado e, por isso, é tão prático. Há vários modelos disponíveis no mercado e permite diversos acabamentos, além de apresentar o menor custo entre as que citamos até agora e uma montagem rápida. Contudo, demanda manutenções mais frequentes

churrasqueira embutida

Churrasqueira giratória

A churrasqueira giratória é mais utilizada em estabelecimentos comerciais, mas também é vantajosa para residências, já que permite o preparo de vários tipos de carne ao mesmo tempo. Ela dispensa a necessidade manual de virar a carne a todo instante, e possibilita que ela asse por igual. Sua única desvantagem é a aparência, que não agrada a todos.

Churrasqueira a bafo

A churrasqueira a bafo é a mais indicada para o preparo de frango e peixes, por grelhar a carne, em vez de assá-la. Apesar de, dessa forma, se diferenciar das churrasqueiras mais tradicionais, ela mantém o gosto defumado característico dos churrascos e consome pouco carvão. Ela também aquece mais rapidamente e reduz a geração de fumaça, contudo, por causa de seu tamanho, não permite o preparo de muitas carnes ao mesmo tempo.

Churrasqueira portátil

Possui versões a carvão, a bafo e elétricas. O modelo mais popular é a churrasqueira portátil a carvão, porque une o tradicional acionamento a carvão e a praticidade de poder levar o equipamento a qualquer lugar. Apesar dessas vantagens, a churrasqueira portátil costuma ser mais cara.

 

churrasqueira a bafo-portátil

Depois do nosso texto, já se sente pronto para escolher qual a melhor churrasqueira para sua casa? Então, chama a galera para aquele churrascão no terraço e depois conta nas nossas redes sociais como foi!