Está querendo dar uma cara nova para as cores da sua casa, mas a grana está curta para contratar um profissional? Não tem problema: seguindo essas dicas que separamos, você vai aprender que pintar uma parede é fácil e pode até ser divertido. Confira:
– Escolha o dia certo.
Evita pintar em dias chuvosos ou de muito calor. Se o clima estiver muito úmido, a tinta terá maior dificuldade para secar. Se tiver seco ou quente demais, a tinta não espalha com a mesma facilidade e pode deixar manchas na sua parede. Climas amenos são ideais para realizar esse trabalho.
– Prepare o local de pintura.
Forre o chão com caixas de papelão abertas, unidas por fita adesiva. Plásticos e jornal demoram a secar, rasgam, grudam no pé e podem fazer sujeira. O papelão, além de ser barato, absorve a tinta fazendo com que ela seque mais rapidamente. Além de ser sustentável, né?
– Limpe a parede antes de começar.
Se a parede estiver apenas empoeirada, água e detergente resolvem. Se houver mofo, use água sanitária. Para manchas de canetinha, um pouco de álcool pode ajudar a limpar. Caso alguma sujeira não saia com a limpeza, lixe levemente a superfície para se livrar da mancha.
– Proteja os rodapés, os limites da parede e os espelhos de tomada ou de interruptor.
Use uma fita crepe grossa para cobrir o rodapé, retirando o pó da parede para melhor adesão da fita e passe a régua garantindo a aderência. Faça o mesmo com as paredes vizinhas, colocando fita no limite entre elas, caso não vá pintar o cômodo todo. Espelhos de tomada e de interruptores também precisam ser protegidos – ou você pode retirá-los e instalar novamente quando finalizar o trabalho.
Caso queira pintar as portas, lembre de fazer isso também com a maçaneta – e se ela for redonda, uma dica é cobrir com papel alumínio. Para proteger as dobradiças, passe um pouco de vaselina líquida. Isso vai deixá-las oleosas e impedir que a tinta grude, dando aquele trabalho para abrir e fechar a porta posteriormente.
– Misture as latas de tinta de mesma cor em um balde grande.
Se você vai pintar uma extensão grande da parede com a mesma tinta e por isso precisou comprar mais de uma lata, o ideal é misturar a tinta toda em um balde grande antes de começar. Isso porque diferentes lotes da mesma tinta podem ter diferenças de cor, e assim a tonalidade final pode não ficar uniforme.
– Evite sujeira na hora de tirar a tinta da lata.
O ideal é utilizar uma bandeja de plástico própria para pintura e derramar um pouco da tinta nela, que tem espaço para mergulhar o rolo ou o pincel. Mas, caso queira tirar a tinta direto da lata, uma opção é passar um elástico pela extensão da lata – assim você terá onde tirar o excesso de tinta antes de começar a pintar.
– Comece a pintura!
Para uma pintura uniforme, use a técnica do W, ou seja, desenhe a letra com o rolo enquanto espalha a tinta. Pintar em linha reta dá mais trabalho na hora de concluir uma parede inteira. Se fizer blocos começando com um W em pé, você terá total controle da quantidade de tinta naquele trecho. Quando o W original sumir, pode partir para outro pedaço da parede. Para os cantos, utilize um pincel que alcance as quinas, dando melhor acabamento.
– Fique atento à necessidade de mãos.
Normalmente, será preciso de duas a três demãos para a cobertura total da parede, dependendo do estado da parede (se está muito manchada, se é nova etc.). Para saber o tempo de secagem entre demãos, siga as recomendações dos fabricantes contidas na lata, mas ele normalmente gira em torno de 4 horas. É importante respeitar esse tempo, já que não aguardar o tempo de secagem recomendado para cada lata pode comprometer o rendimento e acabamento da tinta.