Você tem uma pequena hortinha ou começou a cultivar plantas dentro de casa e precisa das ferramentas corretas? Aqui nós te mostramos como montar seu kit de jardinagem básico.
Ferramentas básicas
. Pá. Para transportar terra, cavar buracos e te ajudar a cuidar de vasos maiores. As pequenas (ou de mão) são ideais para plantas de pequeno porte, enquanto as maiores são multiuso em jardins com espécies grandes. Se for remover pedras, é aconselhável usar uma pá com a parte frontal da lâmina quadrada.
. Garfo. Ajuda a afofar a terra de vasos maiores, arrancar matos e pragas e misturar a terra, deixando-a mais macia. Em ambientes maiores, pode ser substituído pelo rastelo de haste longa para facilitar e agilizar o trabalho.
. Alicate de corte para jardim. Tem a função de podar plantas pequenas e médias, cortar folhas velhas e dar toda a manutenção de corte que uma planta precisa. Para plantas maiores essa ferramenta deve ser mais forte, como um tesourão de poda ou uma tesoura grande convencional.
– Ancinho ou rasteio. Serve para revirar o solo e ajudar na remoção de ervas daninhas em espaços maiores, onde o garfo não é ideal. É também a ferramenta certa para recolher folhas secas do chão. Existem os de mão, com cabo curto, próprios para quintais e jardins menores; e os com hastes longas, apropriados para espaços maiores.
Para deixar o kit mais completo
. Barbante ou fio de rami. É ideal para amarrar plantas que precisam ser guiadas para crescer, como trepadeiras. Os arames não são indicados: eles aquecem os caules e podem queimá-lo, causando inclusive a morte da planta.
. Regador. Dependendo do tamanho do seu jardim, o ideal é ter mais de um, em diferentes tamanhos e formatos. Os que tem saída parecida com um chuveirinho são bons para plantas que gostam de água nas folhas. Já os que deixam a água sair em filete devem ser usados para aquelas que só devem ter o solo molhado.
. Adubos. Independente da condição da sua planta, ela sempre precisa ser adubada, para dar ao solo as vitaminas e minerais perdidos naturalmente com a ação do tempo e das regas. Você pode adubá-las uma vez por mês. Converse com um floricultor para saber qual é o adubo ideal para cada uma das suas plantas.
– Equipamentos de proteção. Ter luvas de jardinagem, óculos, avental e botas pode evitar vários acidentes com espinhos, pedras, insetos, etc. A joelheira é opcional, mas também ajuda.