Se você está pensando em preparar um churrasco pela primeira vez para comemorar o Dia dos Pais e não quer errar, separamos aqui algumas orientações para deixar o almoço ainda mais gostoso. A principal dica, na verdade, não tem a ver com o carvão ou com a carne: é preciso paciência.  O carvão demora até 40 minutos para virar brasa e as peças maiores também levam tempo para ficar no ponto certo. Por isso, não se pode ter pressa. Outra coisa é que churrasco se aprende na prática, já que aprender a lidar com o fogo na tentativa e no erro faz parte da experiência.

  1. Como escolher a carne

Procure peças com uma cor de vermelho vivo – as muitos escuras podem indicar uma carne velha, que já perdeu frescor. Repare também na gordura, que deve ser branca e fina: gordura muito alta e amarela não é bom indício. Além disso, sangue em excesso na embalagem mostra que a carne não maturou direito. Na hora de escolher o tipo, amplie o horizonte para além da picanha. Hoje em dia, carnes como alcatra, maminha, fraldinha, bife de chorizo e entrecôte estão valendo mais a pena no custo/benefício. E se quiser optar mesmo pela picanha, atenção ao tamanho: se a peça tiver mais de 1,1 kg, é sinal de que está sendo vendida com uma parte do coxão duro.

  1. Como preparar a carne

Espalhe sal na carne e na gordura, mas bata o excesso. Isso deve ser feito cinco minutos antes do churrasco. Nada de salgar na noite anterior, senão o sal suga os líquidos da carne. Em peças menores, prefira usar pouco sal, uma pitada de cada lado, e corrija à mesa. Nas maiores, polvilhe sal grosso até formar uma fina película ao redor do corte e depois retire o excesso com um pincel, que deverá ser usado também enquanto a carne permanecer no fogo, para espalhar o tempero e os sumos que escorrem da carne.

  1. Como preparar o fogo

O fogo perfeito tem que estar com um leito de brasa e, para isso acontecer, o ideal é começar a acender a churrasqueira pelo menos 40 minutos antes de colocar as carnes para assar. Para saber a temperatura ideal, utilize como termômetro a sua mão: ponha a palma a cinco centímetros de distância da grelha e, se conseguir mantê-la ali por até cinco segundos, pode começar o churrasco. Importante: reserve um canto da churrasqueira para ir acendendo o carvão, e utilize essas brasas para alimentar o fogo que está com as carnes. Colocar o carvão apagado em cima do carvão aceso vai gerar fumaça e abaixar a temperatura do fogo.

  1. Como assar as carnes

No caso das peças maiores, com gordura, asse primeiro com a gordura para cima. Isso derrete a gordura, que penetra a carne e a deixa molhada. Quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar a gordura para o fogo. A gordura cria uma barreira e impede que o calor penetre diretamente na carne, então ela assa lentamente.  Para as peças menores, a melhor pedida é grelhar em vez de colocar no espeto, para evitar que os sucos da carne saiam durante o churrasco.