Preparar um alimento e colocá-lo na forma parece algo muito automático e pouco pensado. Porém, a forma (ou assadeira) ideal para alguns preparos pode não ser a melhor para outros. Isso mesmo! Textura, tempo de cozimento, apresentação do prato e outros fatores dependem – e muito- do material da assadeira. Ficou curioso? Descubra neste post alguns modelos e a recomendação para cada preparo! 

Forma de alumínio

assadeira para torta com fundo removível

Uma das grandes vantagens das formas de alumínio é a sua alta durabilidade e versatilidade. Uma boa forma de alumínio pode ser ítem de família, passando de geração a geração. 

 

Uma característica marcante desse tipo de forma é que elas ganham e perdem calor muito rapidamente. Por isso, as assadeiras de alumínio são ideais para assar bolos, cookies, pães, tortas e empadas. 

 

Por essas questões, já existem diversos tipos de formas e assadeiras de alumínio no mercado. As formas do tipo antiaderente são perfeitas para preparos em que o alimento precisa ser desenformado, como bolos, por exemplo. 

 

As formas com fundo falso são perfeitas para tortas, dando um charme profissional para qualquer preparo. Além delas, existem também as formas de alumínio para cupcake, que, apesar do nome, também são super úteis em outros preparos como panquecas, fritadas e omeletes.

forminha para cupcake

Enfim, as assadeiras de alumínio podem ser encontradas em diversas espessuras, tamanhos, modelos e diâmetros, se encaixando perfeitamente para cada necessidade. 

 

Assadeiras de vidro

pirex ou assadeira de vidro com arroz de forno

 

A maior vantagem das formas de vidro é a sua capacidade de manter o calor uniforme e bem distribuído. Assim, esse tipo de assadeira deixa o alimento quentinho por mais tempo após ser retirado do forno. Ótima para assados e receitas que são levadas ao forno para gratinar, as assadeiras de vidro são ótimas para dar aquele acabamento dourado aos preparos. Fricassê, Lasanha, arroz de forno ou frango assado: a assadeira de vidro é a  ideal para aquela receita especial de domingo. 

 

Formas de silicone

forma de silicone

Além de serem antiaderentes, as formas de silicone possuem formas mais variadas que as formas de outros materiais.Por isso, é possível encontrá-las de diversos tamanhos e elas podem ser utilizadas em receitas quentes, como bolos, ou frias, como pudins e mousses, sendo super fácil de desenformar qualquer preparo! 

 

Assadeiras de cerâmica

assadeira de cerâmica porcelana branca assado

Assim como as assadeiras de vidro, as assadeiras de cerâmica são ótimas para manter o calor do alimento por mais tempo. Por isso, preparos salgados, como receitas de almoço de domingo, são uma excelente pedida. Carne assada, lasanha e outras massas ficam um charme quando assadas na forma de cerâmica. 

Agora, conta pra gente: Qual assadeira não pode faltar na sua casa? Na Loja do Paulo você encontra o tipo ideal para cada receita! Passe em uma de nossas lojas ou compre através do nosso site! 🙂