A primavera chegou! Com ela os dias ficam mais longos, quentes, floridos e cheios de vida. Aproveite a estação para tirar um tempinho pra você na natureza. Aprecie as flores, os pássaros as borboletas. Cuide das plantas e elas cuidarão de você. Pensando nisso, para celebrar a beleza da estação, selecionamos nesse post dicas de jardinagem especiais de primavera. Leia o post completo e descubra.  

 

Faça uma limpeza no seu quintal

primavera: limpando o jardim

Primeiramente, remova galhos, folhas e  plantas mortas do jardim. Além disso, vale a pena se certificar que cercas de madeira, treliças, estruturas de concreto, bancos e outros estão em boas condições. Os intempéries do tempo, o inverno a chuva e outros fatores podem danificar essas estruturas. Faça reparos para garantir que suportes de madeira, aço, concreto ou qualquer outro material esteja seguro e firme. Além disso, passar uma mão de tinta não vai fazer mal, né? Além de limpo o seu jardim ficará colorido e bem cuidado. Um charme! 

Compre ferramentas e plantas

ferramentas para jardinagem primavera

Primeiramente, faça uma relação das ferramentas de jardinagem que você já tem e quais você precisa. O seu kit deve atender às suas necessidades a curto e longo prazo, já que ferramentas costumam durar muito anos. Além disso, faça um pequeno planejamento sobre quais plantas não deram certo no seu jardim e quais você deseja substituir. Arbustos, árvores e flores perenes são uma ótima pedida.

 

Não se esqueça de podar as plantas

homem podando planta

Além de necessária para a saúde da planta, a poda é responsável por “guiar” o seu crescimento, melhorando assim, sua aparência. Para a poda, certifique-se que as lâminas de tesouras, roçadeiras e cortadores estejam bem afiadas, para não machucarem as plantas. Ao podar e retirar folhas e galhos, certifique-se de reforçar a adubação; muitas flores desabrocham na Primavera e por isso demandam maior fortalecimento.

 

Prepare os canteiros

 

Limpe os canteiros removendo plantas e folhas mortas. Areje o solo e deixe que ele tome sol por alguns dias, sempre revirando a terra, para que ela fique mais saudável. Além disso, vale a pena adubar o solo com matéria orgânica, terras especiais, substratos, adubos e fertilizantes. Um solo fértil e saudável, água e sol é tudo que seu jardim precisa para ficar lindo e florido.

 

É primavera…plante!

A primavera é a estação mais fértil do ano. O calor e a iluminação do sol, a umidade, os pássaros e insetos,  são a combinação perfeita para o plantio. O momento de transplantar árvores, arbustos, flores, bulbos, hortaliças, plantar sementes e fazer germinar é agora! Para essas tarefas em especial, dê preferência para os dias nublados.  Nesse momento inicial, não se esqueça de regar cada planta com cuidado. Evite jatos fortes de água, o regador é o seu melhor amigo.

 

Gostou? Para cuidar do jardim, da horta, ou até mesmo para aquele cantinho mais florido da casa, a Loja do Paulo tem as ferramentas de jardinagem que você precisa! Celebre a primavera com o amor e a leveza das flores 🙂