Todo mundo tem uma panela de pressão em casa, ela é uma boa opção para cozinhar os alimentos, sendo até 4 vezes mais rápida do que a panela normal, economizando gás e diminuindo seu tempo na cozinha.

Mas algumas pessoas têm medo desse tipo de panela, ou por histórias de acidente que já ouviram ou por não saberem usar. Para te ajudar a cozinhar com segurança, separamos algumas dicas de cuidados com panela de pressão.

Confira no artigo!

Como funciona a panela de pressão?

Antes de te mostrarmos os cuidados com a panela de pressão, vamos te contar como ela funciona. Você deve saber que a água ferve em aproximadamente 100 graus, em uma panela normal não adianta você aumentar o fogo, pois a temperatura não irá mudar. 

Já na panela de pressão a temperatura da água chega a 120 graus ou mais. Isso porque por ser toda fechada o vapor não tem como escapar, isso faz com que pressão aumente dentro da panela e consequentemente eleve a temperatura. Por isso, os alimentos são preparados de forma mais rápida.

O nível de pressão da panela é controlado pela válvula que ela possui. Quando a pressão atinge certo limite, o vapor empurra a válvula e assim sai o excesso de vapor controlando a pressão dentro do recipiente.

Cuidados com a panela de pressão: quais são eles?

Veja agora quais cuidados você deve ter ao usar uma panela de pressão.

 

  • Hora da compra

 

Quando for comprar uma panela de pressão veja se ela está em boas condições e principalmente se ela contém o selo do Inmetro. É esse selo que garante a segurança e qualidade do produto, sem ele não compre.

 

  • Lavando a panela de pressão

 

Um erro que muitas pessoas cometem é não tirar a borracha de vedação na hora de lavar a panela. Ela precisa ser lavada separadamente, para que não fique nenhum resquício de comida. É importante também deixar secar bem.

 

  • Fique atento a borracha

 

Quando for usar a panela confira se a borracha de vedação está bem encaixada. Isso é importante, pois se não o vapor escapa pela tampa e a panela não pega pressão. É bom também ir conferindo o estado da borracha, ela deve ser macia e não pode ter rachaduras, se ela não estiver em bom estado é bom trocá-la

 

  • Preste atenção a manutenção

 

Fique sempre atento ao estado da panela, se ela não deformou, se a borracha e a tampa estão em boas condições. Se houver algum problema leve para arrumar e troque a borracha se achar necessário, ela pode perder elasticidade, dificultando e comprometendo a vedação

 

  • Verifique a capacidade da panela 

 

A panela de pressão tem um nível máximo que ela pode ser preenchida, pois ela precisa de um espaço para o vapor ficar. Normalmente elas vêm com uma marcação dentro que é o máximo que você pode encher. Não ultrapasse esse limite, pois podem acontecer acidentes, pois a válvula pode entupir e estragar a sua comida. Se a panela não vier com a marcação encha no máximo ⅔ dela.

 

  • Não se esqueça da válvula

 

Essa é uma parte muito importante, é a válvula que libera o vapor e controla a pressão dentro da panela. Por isso, sempre confira se o vapor está sendo liberado, pode ser que o compartimento esteja obstruído, sempre lembre de lavar bem após usar.

 

  • Cuidados pós cozimento

 

Quando acabar de cozinhar o alimento é preciso tomar alguns cuidados. Atenção ao abrir a panela, toda a pressão já deve ter saído. Por isso, é importante esperar que a panela esfrie para tirar a tampa. Lembre-se de não forçar a abertura, não levantar o pino e evitar colocar debaixo da água, isso tudo pode causar acidentes com queimaduras graves.
Agora que você já sabe quais são os cuidados com a panela de pressão, que tal entender qual o melhor tipo de panela? É só clicar aqui e acessar o artigo!