As plantas são uma ótima opção para a decoração de espaços, dando mais cor e vida para os lugares. E como todo ser vivo, elas precisam de cuidados básicos para que sobrevivam, mas muitos não sabem como fazer isso.

Se você é uma dessas pessoas, você está no lugar certo! Hoje trouxemos dicas de jardinagem para iniciantes para te ajudar a cuidar bem das suas plantas para que elas sempre alegrem sua casa. Para saber mais é só continuar a leitura!

Jardinagem para iniciantes: 6 dicas

Praticar a jardinagem pode virar um hobby prazeroso no seu dia a dia, mas se você não sabe como realizar essa tarefa, trouxemos algumas dicas para te ajudar, confira!

 1- Analise a planta antes de comprar

Quando for dar o primeiro passo e comprar a planta que deseja, é preciso que você se atente ao estado do vegetal. Analise seu caule e sua folha, eles precisam ser verdes, novos e viçosos, sinta o cheiro, essa parte é importante, pois quandos as plantas não tem cheiro bom, pode ser que estejam velhas. Se tiver flor verifique o estado das pétalas, isso tudo irá te ajudar a identificar se a planta está nova ou não.

2- Escolha o local ideal

É muito importante que você se atente ao lugar em que irá deixar as plantas, apesar de algumas gostarem de sombra, todos os tipos precisam de pelo menos um pouco de sol para realizar a fotossíntese. Assim, ou você terá que trocá-la de lugar para tomar sol todos os dias, ou mantê-la em um lugar que tenha sol e sombra ao longo do dia. 

Antes de comprar, conheça a planta e entenda em qual tipo de ambiente ela se adapta melhor.

3- Prefira a planta que cabe na sua rotina

É bom que você entenda o seu dia a dia, se por exemplo você fica o dia inteiro fora de casa ou se você tem um tempinho livre em algum horário. Isso irá te ajudar a decidir pelo tipo de planta, pois algumas demanda mais cuidado do que outras. Algumas precisam ser tratadas diariamente, outras semanalmente e algumas quinzenalmente. Entendam o que se encaixar melhor na sua rotina!

4- Compre em lojas especializadas

Existem diversos lugares que vendem plantas e flores, alguns supermercados, por exemplo. Mas, é bom que você opte por lojas especializadas, pois lá os funcionários conseguirão te ajudar de uma forma melhor, tanto com a escolha ideal, como com os cuidados que insumos que você irá precisar.

5- Utilize as ferramentas certas

É bom que na hora de cuidar do seu jardim ou das suas plantas, você use as ferramentas próprias para cada tipo de trabalho. Isso evita que os vegetais estraguem com facilidade, compre em lojas de jardinagem garfos, tesouras, pás, aparador e outros materiais que forem necessários, mas todos específicos para plantas.

6- Fique atento a adubação e poda

Esses dois pontos são muito importantes para que a sua planta sobreviva saudável e por mais tempo. Bom, cada planta precisa de um nutriente específico, por isso, na hora de adubar é bom seguir as orientações que vieram na embalagem, ou pedir ajuda na hora da compra, pois é preciso do fertilizante certo!

A poda é importante para que a planta cresça bonita e forte! Pesquise o tipo de corte que a sua planta precisa e qual a melhor época para isso. É bom também nesse começo, optar por espécies mais fáceis de cuidar, assim você não se preocupa tanto e consegue manter a planta.

Essas foram as 6 dicas de jardinagem para iniciantes que preparamos para você, esperamos que te ajude! Que tal agora entender como montar um kit de jardinagem? É só clicar aqui!