Quem é dona de casa sabe que vira e mexe sempre aparece alguns problemas pequenos que necessitam de reparo ou também coisas novas que precisam ser colocadas no lugar, como um quadro, por exemplo. Por isso, ter um kit de ferramentas básicas é essencial, você pode fazer o conserto sozinha, otimizando tempo e sem ter que gastar dinheiro chamando uma outra pessoa.

Mas você deve estar se perguntando, quais as ferramentas preciso ter em casa? Foi pensando nisso que preparamos uma lista com 10 ferramentas que toda dona de casa precisa ter. Confira quais são elas e para  que servem. É só continuar a leitura do artigo!

1- Alicate Universal

Esse tipo de alicate é o mais comum nas caixas de ferramentas. Isso porque ele junta a função do alicate de bico e de pressão em um utensílio só, servindo para cortar ou apertar objetos. Pode ser usado tanto em instalações elétricas como para serviços domésticos.

foto de um alicate universal com cabo amarelo

2- Martelo

O martelo é um velho conhecido de todos, não podendo faltar em uma boa caixa de ferramentas. Ele existe em diversos modelos e tamanhos, mas suas principais funções são colocar ou retirar um prego da parede ou de objetos e arrumar móveis que estão soltos.

foto de um martelo com cabo de madeira

3-Furadeira

Essa é uma ferramenta elétrica que tem como objetivo furar diversos tipos de materiais, desde madeiras até granitos. O preço da furadeira varia mais do que de outras ferramentas, dependendo do seu tamanho ou modelo, mas é um ítem importante para se investir e ter em casa, pois com ela é possível realizar instalações com mais precisão e qualidade.

foto de furadeira nas cores preta e laranja

4- Trena

A trena não podia ficar fora desta lista! Ela serve para fazer medições de locais e objetos sendo essenciais para que tudo fique no lugar exato e sem estar torto. Ela é utilizada para serviços profissionais e caseiros.

foto de uma trena nas cores amarela e vermelha

5- Prego e Parafuso

Os dois ítens são importantes para se ter em casa, eles servem para fixação de objetos de decoração em paredes ou móveis que estão soltando. O parafuso normalmente é utilizado em peças que podem precisar ser desmontadas futuramente, sendo fáceis de serem retirados. Já o prego, é geralmente utilizado em madeiras.

foto de vários pregos e parafusos em cores diversas

6- Chave de fenda

Se você vai ter parafusos em sua caixa de ferramentas então não pode faltar uma chave de fenda, ela é um instrumento utilizado para apertá-los ou afrouxa-los. Existem vários tipos, para os mais diversos formatos de parafusos.

chave de fenda amarela

7- Chave combinada

A chave combinada é uma ferramenta formada por duas “bocas” em suas extremidades, uma do tipo fixa e outra do tipo estrela. Ela serve para apertar ou afrouxar parafusos com que tenham a “boca” simples ou de estrela.

foto de uma chave combinada prata

8- Broca

Utilizada nas furadeira, as brocas são ferramentas de fixação, mas são utilizadas em materiais mais resistentes, como por exemplo, concreto e mármore. É bom ter ela em casa, pois pode aparecer algum tipo de serviço para que elas sejam utilizadas.

foto de várias brocas

9- Fita isolante

Esse ítem é importante, pois é feito de materiais que não conduzem eletricidade, sendo muito usado em conserto de tomadas, chuveiros entre outros objetos elétricos para isolar a corrente elétrica, evitando acidentes com choques. Além disso é muito fácil de ser utilizado.

foto de uma fita isolante

10- Veda rosca

A veda rosca também é um tipo de fita que é usada para vedar tubulações roscáveis que passam líquidos ou gases, eliminando espaços que podem estar sobrando entre as roscas e evitando vazamentos.

foto de uma fita veda rosca

Essas são as principais 10 ferramentas que toda dona de casa precisa ter. Esperamos ter te ajudado e não deixe de montar o seu kit!

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então é só assinar a nossa newsletter!