Já estamos sentindo em Belo Horizonte as águas de março fechando o verão. Sabe o que é perfeito para uma tarde chuvosa? Um chá bem quentinho. 😉 Além das propriedades medicinais, o chá pode e deve ser uma bebida tomada por prazer, da mesma forma que apreciamos uma boa xícara de café.


O que é chá?

Tecnicamente, só podemos chamar de chá é a bebida feita com a planta Camellia sinensis. Dela, são feitos os chás branco, verde, preto, oolong ou pu’erh. Mas, hoje, a maioria dos “chás” vendidos no mercado são, na verdade, infusões, pois não contém essa planta. Em vez disso, são feitos de misturas de ervas, especiarias, flores e frutas.

 

Qual a melhor forma de preparar o chá?

O ideal é começar com duas xícaras de água filtrada para cada colher de chá solto, daqueles vendidos em pacote ou a granel. Se estiver usando os de saquinho, utilize um para cada xícara de água. No caso do chá branco ou verde, aqueça a água apenas até se formarem pequenas bolhas na beirada da chaleira e desligue o fogo. Para o chá preto, oolong e infusões, espere a água levantar fervura. A temperatura certa da água é importante para não queimar as folhas do chá ou da infusão e assim extrair melhor o sabor.

Depois de desligar o fogo, misture o chá desejado e deixe descansar por alguns minutos antes de coar – no caso dos chás soltos – ou de retirar o saquinho. Sirva em seguida.

 

Onde servir o chá?

As peças básicas de um jogo de chá são xícaras, pires, chaleira, açucareiro, bule para leite e bandeja, além da chaleira para ferver a água. O conjunto é uma ótima opção de louça para se ter em casa e é vendido em diferentes materiais.

As peças fabricados em cerâmica ou porcelana são bem versáteis. Além de terem uma variedade de formas, cores e estampas, o material é resistente e mantém a temperatura das bebidas estável por mais tempo.

No caso da prata, a aparência das peças do jogo de chá será bem elegante, sofisticada e rebuscada. Há ainda os benefícios do material ser bastante resistente, de alta qualidade e bastante durável.

Um material inusitado, mas que traz beleza ao ser servido na mesa, é o vidro, que permite observar as cores dos chás. Os de vidro são usados especialmente para servir as flores de chá.

Para dar um clima aconchegante, de cozinha interior, aposte nos bules de ferro. É importante checar se eles possuem com interior esmaltado, pois isso impede a transferência de sabores metálicos para a infusão.

 

Como o chá pode ajudar na saúde?

A cáscara sagrada, boldo-do-chile, camomila, espinheira-santa, carqueja e hortelã-pimenta são ótimos digestivos.

A canela, gengibre, cravo-da-índia, chá verde e laranja-amarga são excelentes termogênicos e ajudam na perda de peso..

Alho, eucalipto, gengibre, limão, sabugueiro, salgueiro, alcaçuz e guaco podem ajudar a curar gripes e resfriados.

Já o quebra-pedra, chapéu-de-couro, cavalinha, cana-do-brejo, bardana e dente-de-leão funcionam com diuréticos.