A iluminação de um ambiente é algo sutil, mas também poderosa. Pode impactar em tudo desde a sua rotina de sono até o seu raciocínio. Por isso, é importante que sua casa, ou seja, o lugar onde você passa várias horas do dia, seja iluminado de um jeito eficiente. Para te ajudar nessa tarefa, vamos te dar algumas dicas:

 

  1. Considere a função de cada cômodo. 

Falando de modo geral, cada função de um tipo de iluminação vai se encaixar em uma das três categorias: luz ambiente, luz pontual e luz de tarefa. A iluminação ambiente é como o nome diz: ilumina de forma geral o cômodo. A luz pontual vai deixar um foco de luz em algum canto específico ou em algum objeto. Já a iluminação de tarefa serve para iluminar uma área de trabalho ou de leitura, por exemplo.

Então, para iluminar os quartos, considere como você vai utilizar cada um deles e se existe algo no espaço que você gostaria de dar destaque:

Sala: Além da iluminação ambiente, pode ser interessante usar uma luz de destaque no canto do cômodo ou focar em um objeto preferido, como um quadro ou uma estante.

Cozinha: Luzes do tipo spot embaixo dos armários, iluminando as bancadas, podem ser muito úteis, assim como uma luz acima da pia.

Quarto: Luminárias ao lado da cama são ideias para a leitura e oferecem uma iluminação mais leve a indireta, perfeita para induzir o sono.

Banheiro: Talvez seja o cômodo mais difícil de iluminar, já que, além da luz ambiente para iluminar todo o espaço, o espelho precisa ser iluminado dos dois lados para não criar sombras.