Manter uma geladeira organizada é importante não só para a limpeza da casa, mas principalmente para a economia doméstica: guardando os alimentos da forma correta, é provável que eles aumentem seu tempo de duração, evitando desperdícios.

Ter cada coisa em seu lugar também é uma grande vantagem no dia a dia, pois assim fica fácil mapear tudo o que está na geladeira e se organizar na hora de pensar no cardápio de cada refeição.

Confira 6 dicas que vão ajudar na organização da sua geladeira:

 

  1. Invista em potes de vidro com tampa.

Além de durarem mais, serem mais ecológicos e terem a vantagem de não absorver o sabor dos alimentos, os recipientes de vidro são mais transparentes e ajudam na hora de ver o que está guardado dentro do pote. Ah, e os quadrados e retangulares são melhores, pois se encaixam e otimizam o espaço na geladeira. E nem precisamos falar que as panelas não devem ficar na geladeira, né? Além de pesadas, elas ocupam muito espaço.

 

  1. Posicione os alimentos de acordo com o quão perecíveis eles são.

Na maioria dos modelos de refrigerador, os compartimentos e prateleiras mais próximos do refrigerador são mais frios. Assim, o ideal é deixar alimentos que estragam facilmente, como carnes, queijos e embutidos, mais perto do congelador e os que estragam menos facilmente, como legumes e verduras, na parte de baixo da geladeira.

 

  1. Ovos não devem ficar na porta da geladeira.

Seguindo a lógica da dica acima, o melhor jeito de armazenar ovos é deixá-los na embalagem de papelão onde vieram, na prateleira mais alta da geladeira. Por mais que alguns eletrodomésticos já venham com o porta-ovos na própria porta, eles correm o risco de quebrar com o movimento de “abre e fecha” e a variação de temperatura também não é favorável para a conservação do alimento.

 

  1. Deixe os alimentos que estão mais perto de vencer a validade na frente.

Assim que chegar do supermercado, organize os alimentos de forma que você consuma os mais novos por último – assim você vai utilizando tudo na ordem certa, aproveitando ao máximo os produtos e evitando desperdício. Essa é uma boa dica para quando for comprar ingredientes no supermercado, pois os recém-fabricados estão sempre no fundo das gôndolas.

 

  1. Cuidado com a contaminação.

Não coloque latas abertas na geladeira, pois corre o risco de contaminar o alimento. Ex.: milho, ervilha e leite condensado. É só colocá-los dentro de potinhos e não esquecer de anotar a data de validade.

 

  1. Saiba o que não guardar na geladeira.

Alguns alimentos podem perder mais rápido na geladeira, sabia? Cebola e alho, por exemplo, precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente. E outro detalhe importante: deixe as cebolas longe das batatas, caso contrário elas irão apodrecer mais rapidamente. Falando em batatas, elas também preferem a dispensa, já que, em temperaturas baixas, o amido se transforma em açúcar e muda não só o sabor, mas a cor e a textura. O mel também deve ser deixado longe do refrigerador, pois a baixa temperatura vai engrossá-lo e cristalizá-lo.