Sempre vão existir aqueles minimalistas para dizer que não é necessário ter um kit de ferramentas completo – que tudo que você precisa para fazer os trabalhos de casa é um martelo, um alicate e uma chave Philips. Mas, se você não é dessa turma e está querendo adicionar algumas ferramentas elétricas ao seu arsenal, fizemos uma lista de cinco ferramentas poderosas para principiantes que vão te ajudar nessa tarefa. Com elas seu kit vai estar completo, seja para fazer uma reforma ou apenas para lidar com pequenos reparos em casa.

Antes, uma dica importante: resista à tentação de comprar um daqueles produtos 10 em 1, que prometem resolver todos os seus problemas. Em vez disso, invista em em equipamentos separados, mas de boa qualidade, que irão durar muito e podem enfrentar quase qualquer tarefa:

  1. Parafusadeira/Furadeira

Muito mais do que colocar quadros na parede, uma furadeira pode te ajudar a instalar prateleiras, cabideiros, cortinas e armários e ainda ser útil em pequenos reparos pela casa. Se além de furar, a ferramenta também tiver o modo “parafusar”, vai facilitar muito o seu trabalho. No momento do uso, a dica mais importante é nunca utilizar força desnecessária contra a superfície, o que forçará o rotor da máquina, podendo empená-lo. O ideal é aplicar força gradativamente, sempre usando uma broca afiada.

 

  1. Nível a laser

Outra ferramenta muito útil nas tarefas simples na casa é o nível a laser. Ele é um upgrade definitivo daquele nível de plástico que a maioria das pessoas tem na caixa de ferramentas. Com ele, você vai alcançar mais precisão com menos esforço.

 

  1. Serra Tico-tico

Esse tipo de serra pode cortar formas detalhadas em madeira, metal e outros materiais. Enquanto a maioria das serras corta linhas retas, essa faz curvas, tornando-a ideal principalmente para aquele projeto criativo. Se as suas atividades são mais complexas, aposte na serra Tico-Tico de bancada – ela é mais robusta e vai dar conta do recado.

 

  1. Serra circular

Uma serra circular é necessária se você estiver cortando diretamente qualquer coisa maior do que uma lata de milho. Você pode escolher entre uma serra circular de mão ou montada em mesa e vai encontrá-las com diferentes preços, dependendo da potência e precisão de cada uma, bem como o barulho que o equipamento faz.

 

  1. Chave de Impacto

Uma chave de impacto não faz nada a mais do que uma chave simples, a não ser por uma diferença grande: ela o faz melhor. Em vez de reforçar as porcas e parafusos que se soltam ao longo do tempo, uma chave de impacto irá apertá-los com segurança na primeira vez em que é usada.