A internet está cheia de listas de truques culinários, mas poucos parecem que vão dar certo mesmo no mundo real. A gente resolveu testar algumas dicas e ver quais delas realmente podem ajudar no dia a dia da cozinha. Veja o que descobrimos:

 

  1. Faça bacon no forno com uma sanfona de papel alumínio

Para evitar a sujeira de gordura no fogão e na frigideira na hora de preparar bacon, um jeito ótimo é fazê-lo no forno. Mais prático ainda é usar papel alumínio para não precisar nem limpar a assadeira, nem virar as fatias de bacon no meio do cozimento. É só pegar uma folha grande de papel alumínio, dobrar ao meio para ficar mais firme, e usar esse retângulo para fazer uma sanfona, dobrando sessões uma hora para o lado, outra hora para o outro. Aí basta colocar a sanfona na assadeira e espalhar as fatias de bacon por cima. Usando esse método, o bacon cozinha por inteiro, fica crocante e não faz sujeira. 😉

 

 

  1. Descasque as batatas só depois do cozimento

Diga adeus à preguiça na hora de descascar batatas para o purê. Um jeito muito mais simples é pegar uma faca afiada e fazer um corte bem superficial ao longo do meio da batata. Cozinhe-as com casca e, quando estiverem bem macias, transfira para uma tigela com água gelada até esfriarem o suficiente para que você consiga pegá-las. Depois é só puxar a casca que vai se soltar durante o cozimento, e pronto!

 

  1. Unte o ralador antes de ralar queijos macios

Essa não tem vídeo, mas é muito simples: espalhe um pouquinho de azeite ou óleo na superfície do ralador antes de ralar queijo prato, minas, muçarela ou qualquer outro que costuma grudar. Assim o trabalho de ralar fica bem mais rápido e ainda suja menos o ralador.

 

  1. Descasque o gengibre com uma colher

Quem já tentou descascar gengibre com uma faca ou descascador de legumes, sabe: é um trabalho inglório, já que esta raiz é cheia de curvas. Além de demorado, pode acabar desperdiçando muita polpa. Na próxima vez, use uma colher pequena para esta função, raspando a casca com a ponta dela. É um utensílio bem mais anatômico e facilita o trabalho. 😉

 

 

  1. Use o batedor de arames com movimentos laterais

Sabe aquele utensílio que usamos para misturar bolos e molhos? O nome dele é fouet ou batedor de arames. Ele é super útil na cozinha, mas muita gente usa do jeito errado, em movimentos circulares. A melhor forma é, na verdade, mexer rapidamente de um lado para o outro da tigela. Assim, o molho da salada vai misturar mais rápido, as claras em neve vão ficar firmes com menos esforço e o bolo vai chegar no ponto mais facilmente. Veja no vídeo, em inglês, uma comparação das duas formas:   

 

 

  1. Tire o ar do ziplock com a boca

Se você não tem o utensílio que tira o ar das sacolas plásticas, dá para improvisar usando um aparelho que todo mundo tem: os pulmões. Depois de colocar o alimento no saquinho, feche e deixe um espaço pequeno aberto. Sugue todo o ar que estiver dentro do ziplock e feche novamente. É um ótimo jeito de economizar espaço na lancheira ou no freezer.