Janeiro já está quase no final – ou seja, você já teve quase 30 dias para colocar em prática as metas que determinou no final de 2017. E se uma delas foi “aprender a cozinhar”, a gente está aqui para te ajudar a alcançar esse objetivo. Veja as cinco receitas que separamos para você saber como preparar os pratos essenciais no dia a dia.

1- Ovo frito

A frase “não sabe nem fritar nem um ovo”, dita para se referenciar a pessoas que não sabem nada de cozinha, é injusta. Fritar um bom ovo, deixando as beiradas da clara crocantes e a gema cremosa demanda certa técnica. Neste vídeo, a chef Janaína Rueda te explica como fazer um ovo perfeito – e sem grudar. Uma boa frigideira antiaderente faz toda a diferença nessa hora, por isso não deixe de ter esse utensílio em casa.

 

2- Arroz

Um arroz bem branquinho e soltinho não pode faltar no repertório de qualquer cozinheiro. O principal truque é a quantidade de água utilizada e o tempo de cozimento. Além disso, uma panela que distribua o calor uniformemente, com as de inox, vai evitar que o arroz queime no fundo. Aprenda com a chef Rita Lobo como fazer um arroz infalível.

 

3- Feijão

Chegou a hora de usar a panela de pressão. Ficou com medo? Não precisa. Veja com o chef Mohamad Hindi como fazer um feijão sem erro e impressione sua família no almoço de domingo.

 

4- Bife

O segredo de um bom bife está primeiro na carne. Para isso, vale comprar com um açougueiro de confiança. Além disso, é importante prestar atenção na frigideira: as antiaderentes são as melhores, pois esquentam bastante e dispensam uso de muito óleo, evitando que a carne fique encharcada. Nesse vídeo, a Tati, do blog Panelaterapia, ensina como temperar e grelhar um bife perfeito.  

 

5- Café

Para quem ama um café passado na hora e não quer se render às cada vez mais populares máquinas de expresso, é bom aprender alguns truques para o cafezinho perfeito. Comece colocando pó no coador ou no filtro uniformemente – não precisa apertar. Uma proporção boa para começar duas colheres bem cheias de café para uma xícara de água.

Use sempre água filtrada e deixe aquecer no fogão apenas até levantar fervura. Comece molhando o café pelas beiradas do coador e, depois, despeje a água lentamente, bem no centro, sem mexer com uma colher. Não adoce o café durante o processo de preparo. Para ter um café bem quente, escalde a garrafa térmica e as xícaras com água fervente antes de servir. Se você gosta do café mais forte, misture o café que sobrou no coador com a água quente e passe de novo. Ah, e uma dica importante: lave o coador somente com água, nunca com sabão ou alvejante.